A cidade de Lisboa vai ser palco da chegada da mais longa prova de BTT, em formato non-stop, que parte de Madrid a 20 de setembro e que ligará as duas capitais ibéricas num total de 771 quilómetros.

Os mais de 400 participantes da prova partem de Madrid, em Las Rozas, dia 20 de setembro, seguindo em direção ao Valle de Jerte, em Robledo de Chavela, naquela que será a primeira paragem onde os atletas se podem hidratar e passar o testemunho a outro elemento da equipa.

O percurso, hoje divulgado, conta com nove pontos de paragem e possibilidade de passagem de testemunho, nomeadamente Burgohondo, Navalperal de Tormes, Navaconcejo, Canaveral, Alcántara e Cedillo, em Espanha, enquanto que em Portugal as estações de hidratação estão localizadas em Ponte de Sôr e Coruche, antes da chegada, a 22 de setembro.

A prova disputa-se por equipas de dois, três ou quatro pessoas, em regime non-stop, pelo que a organização da prova considera que a estratégia de cada um dos participantes e da sua equipa «é fulcral para o desenvolvimento» da mesma, dado que «nem as paragens, nem as passagens de testemunho são obrigatórias».

O percurso da prova não está sinalizado, mas há passagens obrigatórias, pelo que os participantes vão ter um “track GPS” para seguirem.

De acordo com a organização, o controlo será feito mediante GPS e nos pontos de controlo de passagem obrigatória, alguns dos quais estarão ocultos e não aparecem no sistema de GPS.

«Trata-se de uma prova muito variada e extremamente difícil. Os participantes vão deparar-se com todo o tipo de piso de BTT ao longo dos mais de 770 quilómetros. Chegar a Lisboa, desde Madrid, em bicicleta de montanha, não está ao alcance de todos, é um desafio impressionante», afirmou Manuel Tajada, diretor técnico da prova.

Estações de Hidratação onde se podem efetuar passagens de testemunho não obrigatórias:

Saída: Madrid - Las Rozas.

EH número 1 (km 71): Robledo de Chavela (Madrid).

EH número 2 (km 139): Burgohondo (Ávila).

EH número 3 (km 203): Navalperal de Tormes (Ávila).

EH número 4 (km 282): Navaconcejo (Cáceres).

EH número 5 (km 354): Canaveral (Cáceres).

EH número 6 (km 422): Alcantara (Cáceres).

EH número 7 (km 504): Cedillo (Cáceres).

EH número 8 (km 590): Ponte de Sôr (Portalegre).

EH número 9 (km 676): Coruche (Santarém).

META e EH número 10 (km 771): Lisboa (Parque das Nações).
 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.