O ciclista espanhol Luis León Sánchez (Astana) é o primeiro líder da 56.ª Volta ao País Basco, depois de conquistar a primeira etapa, na qual o português Rui Costa (Lampre-Merida) foi 11.º.

Nos quilómetros finais da ligação de 144 quilómetros entre Etxebarria e Markina-Xemein, depois de ultrapassada a última das oito contagens de montanha do dia, o espanhol atacou a descer, juntou-se ao compatriota Dani Navarro (Cofidis), que seguia isolado na frente, e os dois ganharam uma vantagem que nem escaramuças no pelotão, provocadas quer por Alberto Contador (Tinkoff) quer por Rui Costa, conseguiram anular.

Já no último quilómetro, quando o duo parecia ir ser apanhado pelo pequeno pelotão, Sánchez assumiu o comando e ainda teve forças para ser o melhor no ‘sprint’ final, impondo-se com o tempo de 03:54.21 horas, o mesmo do seu companheiro de ‘fuga’ e do pelotão, liderado por Simon Gerrans (Orica-GreenEdge).

O campeão nacional de fundo, Rui Costa, chegou integrado no grupo principal, ficando a um lugar do ‘top 10’, ocupando também a 11.ª posição da geral, com o mesmo tempo do homem da Astana, que somou o seu segundo triunfo da época, depois de ter vencido no alto da Fóia, na Volta ao Algarve, da qual desistiu quando seguia de amarelo, devido a uma queda no contrarrelógio.

André Cardoso (Cannondale) foi o segundo melhor português da primeira etapa da Volta ao País Basco, sendo 53.º, a 18 segundos de Sánchez. José Gonçalves foi 84.º, a 03.05 minutos, enquanto o seu irmão gémeo Domingos, também da Caja Rural, perdeu 7.13 minutos e é 107.º.

Mário Costa (Lampre-Merida) chegou no 144.º lugar, a 12.52 minutos do vencedor, e Sérgio Paulinho (Tinkoff) foi antepenúltimo, ao cumprir a primeira tirada em mais 19.20 minutos do que Sánchez.

Na terça-feira, a segunda etapa vai ligar Markina-Xemein-Garrastatxu, num total de 174,2 quilómetros, com quatro contagens de montanha.