A província de Malanje será o palco da 24ª edição do Campeonato Nacional de Ciclismo de estrada unificado, nos escalões de cadetes, juvenis, juniores e seniores em ambos os sexos, que acontece de 26 a 29 do próximo mês.

A prova definida em quatro etapas, contará com a participação de mais de 100 ciclistas, que percorrerão em diferentes distâncias, no contra relógio individual, por equipa, em linha e em circuito fechado. A prova em linha será a única a disputar-se em todos os escalões. Na mesma, os ciclistas juvenis e cadetes percorrerão uma distância de 60 quilómetros a partir do município de Malanje, com destino na escola primária da comuna de Matombe, no município de Cacuso. E consequentemente os atletas juniores e seniores, vão pedalar uma distância de 170 quilómetros, que terá início no município de Malanje até ao jardim da mesma cidade. No contra relógio individual, os atletas cadetes terão a meta no bairro Catepa, adjacente às instalações do governo da província com destino na aldeia do Sengue, numa competição de 14 quilómetros de estrada.

Os juniores vão percorrer uma distância de 30 quilómetros, tendo como meta no bairro Catepa com destino no município de Cangandala. No contra relógio por equipas, a distância será de 30 quilómetros, a partir da Catepa e com o percurso em alguns bairros de Cangandala até a ponte do rio kwanza, em Malanje. Na prova de circuito fechado, os juvenis e cadetes terão o desafio de 20 quilómetros a partir da administração municipal de Malanje, com a rota em alguns bairros da mesma cidade e o ponto limite no largo 4 de Fevereiro, na mesma cidade. Nesta etapa e com o mesmo ponto de partida, os ciclistas juniores e seniores vão percorrer a distância de 40 quilómetros, com a meta na rua comandante Dangereux até ao largo 4 de Fevereiro.

Segundo o vice-presidente da Federação Angolana de Ciclismo, João Francisco, estão garantidas todas as condições para a realização da maior prova do país e avançou sobre os preparativos da mesma. “Está tudo a correr da melhor maneira em termos técnicos e administrativos, por isso esperemos realizar uma boa prova. Abordamos diversos assuntos com algumas entidades políticas e desportivas em prol do campeonato, verificamos as condições das estradas e constatamos que a melhorias para realizarmos a nossa actividade”, afirmou. Este campeonato nacional é calendarizado pela União Internacional de Ciclismo UCI, que obriga todas as federações a realizarem as suas competições, na vigésima sexta semana de cada ano. O dirigente desportivo acrescentou também que depois do campeonato, vai projectar a participação da seleção nacional para as competições internacionais como na volta a Cacau, a realizar-se de 21 a 24 de Agosto, em São Tomé, Campeonato Africano das Nações, em Novembro na África do Sul, e noutras competições por confirmar na confederação africana da modalidade e na União Internacional de Ciclismo UCI.