A ciclista portuguesa Maria Martins conquistou hoje a terceira medalha para Portugal nos Europeus de pista de sub-23 e juniores, a decorrer no Velódromo de Sangalhos, ao ser segunda classificada na prova de eliminação.

Depois do ouro de Rui Oliveira (eliminação) e da prata de Ivo Oliveira (perseguição individual), na terça-feira, a júnior Maria Martins apenas perdeu para a italiana Letizia Paternoster, que confirmou o favoritismo ao ouro. O bronze ficou para a britânica Pfeiffer Georgi.

“Ganhar mais uma medalha de prata é uma sensação inesquecível. Não comecei a corrida logo a pensar nas medalhas, mas apenas focada em dar o meu melhor. Foi com o decorrer da prova que percebi que podia chegar ao pódio”, explicou Maria Martins.

Tudo se decidiu no ‘sprint’ para encontrar as três primeiras: “Foi a loucura, porque estava entre elas. Mas, continuei a dar tudo até ao fim. É fantástico ver a bandeira de Portugal no pódio”, disse a ciclista lusa, vice-campeã de scratch em 2016.

A prata de Maria Martins no segundo dia de competição compensou os outros resultados lusos, destacando-se, pela negativa, o azar que bateu à porta de César Martingil, que sofreu uma queda a três voltas do fim da corrida de scratch para sub-23.

O acidente atirou o ribatejano para o 22.º e último lugar de uma prova em que chegou a ser protagonista, rodando no grupo de favoritos que esteve adiantado face ao pelotão grande parte da prova.

Soraia Silva também competiu em scratch para sub-23, acabando na 11.ª posição, a mesma conseguida por João Dinis na prova de eliminação para juniores masculinos.

Na final de 1 km contrarrelógio para juniores, os estreantes Wilson Esperança (20.ª) e Francisco Moreira (23.º) ficaram longe dos primeiros lugares.

O programa do Campeonato da Europa para quinta-feira contempla provas entre as 9:30 e as 14:00 e entre as 16:30 e as 21:00, sendo que, entre os portugueses, Francisco Moreira e Wilson Esperança vão pedalar na corrida de perseguição individual para sub-23, marcada para as 10:20, e Rui Oliveira e Miguel do Rego na disciplina de 1 km contrarrelógio, a partir das 17:50.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.