O ciclista britânico Mark Cavendish (Omega Pharma-Quickstep) venceu hoje a terceira etapa da Volta ao Qatar, batendo ao “sprint” a concorrência no final dos 143 quilómetros que ligaram Al Wakra e Mesaieed, no sul de Doha.

“Cav”, um dos grandes especialistas da velocidade, foi mais forte do que o holandês Markus Barry (Vacansoleil-DCM) e o lituânio Aidis Kruopis (Orica-GreenEDGE) para conquistar a sua segunda vitória desde que trocou a Sky pela equipa belga, no final da temporada passada.

O americano Brent Bookwalter conservou a liderança da Volta ao Qatar, com o seu líder da BMC e compatriota Taylor Phinney a manter-se a seis segundos.

Graças aos 13 segundos de bonificação acumulados ao longo da terceira tirada, o “sprinter” da ilha de Man subiu ao quarto lugar da classificação geral, a oito segundos do líder, e a um do seu antecessor, Adam Blythe.

O único representante português na prova, o ciclista da RadioShack Nelson Oliveira, terminou na 113.ª posição, a 37 segundos, ocupando agora o 89.º posto da geral, a 17 minutos de Bookwalter.

A quarta etapa disputa-se na quarta-feira entre o Camelódromo du Qatar a Al Khor, a norte de Doha, num total de 160 quilómetros.