O ciclista australiano Michael Matthews (Orica-GreenEdge) venceu hoje ao "sprint" a terceira etapa da Volta ao País Basco, numa jornada tranquila para o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), que continua líder.
O "sprinter" australiano, de 23 anos, voltou a mostrar as credenciais de uma das maiores promessas da atualidade na velocidade, ultrapassando sobre a linha de meta o francês Kévin Reza (Europcar) e o polaco Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quickstep), terceiro pela terceira etapa consecutiva, com André Cardoso (Garmin-Sharp) e Rui Costa (Lampre-Merida) a chegarem no pelotão.
Matthews pode bem agradecer a Simon Gerrans, o seu colega de equipa, que o colocou na frente a 800 metros da frente e delegou-lhe a responsabilidade de se aventurar a solo nos 250 metros finais.
Esta é a segunda vitória do australiano em território espanhol esta época, prolongando assim o idílio que vem do ano passado, quando ganhou duas etapas da "Vuelta".
Mais calmo foi o dia do líder Alberto Contador, que chegou integrado no pelotão no final dos 194,5 quilómetros entre Urdazubi e Gasteiz, com as mesmas 5:02.09 horas do que o vencedor, assim como os portugueses André Cardoso (37.º) e o campeão do Mundo Rui Costa (59.º).
O espanhol da Tinkoff-Saxo continua à frente da geral individual, a 14 segundos do segundo classificado, o compatriota Alejandro Valverde (Movistar), e a 34 de Kwiatkowski, o especialista em terceiros postos.
Enquanto André Cardoso e Rui Costa se mantiveram, respetivamente, nas 19.ª e 37.ª posições, a 58 segundos e 04.15 minutos, os outros portugueses caíram na geral, depois de uma má etapa.
Nelson Oliveira (Lampre-Merida) foi 122.º, a 03.17 minutos, e é 101.º da geral, a 20.43 minutos, e Sérgio Paulinho e Bruno Pires, da Tinkoff-Saxo, chegaram lado a lado, nas 131.ª e 132.ª posições, a 05.56 minutos, sendo agora, respetivamente, 131.º e 142.º na classificação.
“El Pistolero”, camisola amarela desde a vitória na primeira etapa, tem na quinta-feira o maior teste à sua liderança, nos 151 quilómetros que ligam Gasteiz ao topo do Mont Arrate, nas alturas de Eibar.
Comentários