O espanhol Jonatahn Castroviejo tornou-se hoje no primeiro líder da Volta a Espanha em bicicleta, depois de a sua formação, a Movistar, ter vencido o contrarrelógio de 12,6 quilómetros que marcou o início da prova.

A Movistar, que marcou o tempo de 14.13 minutos, a uma velocidade média de 53,1 km/h, repetiu a vitória de há dois anos, em Pamplona.

Os ciclistas da Movistar, onde se incluem os favoritos Nairo Quintana e Alejandro Valverde, terminaram com seis segundos de vantagem sobre a equipa italiana Cannondale e sete em relação à australiana Orica.

A Tinkoff-Saxo, equipa do português Sérgio Paulinho, terminou a etapa na oitava posição, a 19 segundos da formação vencedora, e a Gamin-Sharp, de André Cardoso, concluiu no 18.º lugar, a 41 segundos da Movistar.

Sérgio Paulinho ocupa o 48.º posto da classificação geral, três lugares abaixo de Alberto Contador - seu companheiro de equipa - e André Cardoso é 122.º da geral.

O britânico Chris Froome (Sky), impedido de defender o título conquistado em 2013 no Tour devido a lesão, ocupa a 72.ª posição, a 27 segundos do líder.

A segunda etapa liga domingo Algeciras e San Fernando, numa distância de 174,4 quilómetros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.