A tenista espanhola Nuria Llagostera anunciou hoje que vai abandonar a modalidade na sequência de uma suspensão de dois anos por doping imposta pela Federação Internacional de Ténis (ITF).

«Deitaram por terra os meus sonhos de jogar nos Jogos Olímpicos Rio2016», declarou a tenista de 33 anos, que integrou a equipa olímpica espanhola nos Jogos Pequim2008 e Londres2012.

Numa conferência de imprensa hoje em Palma de Maiorca, Nuria Llagostera declarou, emocionada, que está num «beco sem saída» e assegurou que não sabe como entrou no seu corpo a substância proibida que lhe detetaram.

A ITF aplicou uma sanção por dois anos a Llagostera por esta ter acusado positivo para d-metanfitamina numa amostra de urina recolhida no Torneio de Ténis de Stanford (Estados Unidos), em julho deste ano. A suspensão entrou em vigor a 08 de setembro e acabaria a 07 de setembro de 2015.

A atleta espanhola chegou a estar na 35.ª posição em singulares em 2005 e número 5 do mundo em pares em finais de 2009.

O palmarés de Llagostera inclui dois títulos WTA em singulares e 16 títulos em pares. Em 2007 a espanhola chegou às meias-finais do Portugal Open, caindo nas meias-finais frente à tenista que viria a erguer o troféu, a húngara Greta Arn.