A última jornada dos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista para sub-23 e juniores coroou hoje, no Velódromo de Sangalhos, em Anadia, oito novos campeões europeus.

No último dia, destacou-se a britânica Laura Trott, que se impôs na prova de omnium para sub-23, disciplina em que é campeã olímpica e na qual se revelou implacável, alcançando, assim, a terceira medalha de ouro neste Europeu.

A francesa Laurie Berthon foi a segunda classificada, deixando o terceiro posto para a checa Lucie Zaleska, com a portuguesa Ana Azenha a ser a última entre as 12 corredoras que terminaram a competição.

Na mesma disciplina, mas em juniores femininos, ganhou a polaca Lucja Pietrzak, seguida pela lituana Edita Mazureviciute e pela francesa Soline Lamboley.

Os franceses dominaram completamente as duas provas de Madison hoje realizadas: em sub-23, a dupla formada por Thomas Boudat e por Bryan Coquard relegou a Bélgica para a segunda posição e a Suíça para o lugar mais baixo do pódio, enquanto em juniores a hegemonia gaulesa foi ainda mais intensa, com a medalha de ouro e a de bronze a viajarem para França, tendo a Ucrânia ficado com a prata.

Portugal participou na corrida de sub-23, através da dupla formada por João Matias e Luís Gomes, mas uma queda deste acabou por condicionar o desempenho da equipa lusa, que não conseguiu apurar-se para a final.

Em keirin, a prova de sub-23 terminou com o triunfo do checo Pavel Kelemen, seguido do francês Benjamin Edelin e do alemão Erik Balzer, e a de juniores entregou o ouro ao russo Alexandr Dubchenko, a prata ao alemão Jan May e o bronze ao bielorrusso Uladzislau Novik.

O português Paulo Cunha participou na fase de qualificação, mas foi eliminado.

A holandesa Shanne Braspennincx foi a mais veloz das sub-23 femininas, diante da francesa Olivia Montauban e da compatriota Yesna Rijkhoff, segunda e terceira, respetivamente. A francesa Melissandre Pain conquistou a medalha de ouro em juniores, batendo no apertado sprint a belga Nicky Degrendele e a holandesa Kyra Lambernink.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, faz um balanço muito positivo deste Campeonato da Europa de Pista, o terceiro consecutivo organizado em Sangalhos.

«Desportivamente conquistámos uma medalha de prata, o que é um feito inédito e que revela que já estamos a começar a colher frutos do investimento nesta vertente da modalidade, revelando que podemos lutar taco a taco com os melhores. Em termos organizativos, podemos dizer que já temos uma máquina oleada e que trabalha com profissionalismo, o que nos tem garantido elogios das delegações internacionais e que nos permite pensar na apresentação da candidatura para a organização do Campeonato da Europa de Elite em 2014», destacou.