Os portugueses Nelson Oliveira e Sérgio Paulinho vão participar na Volta a Espanha em bicicleta, que vai ser disputada entre sábado e 13 de setembro, anunciaram esta terça-feira Lampre-Merida e Tinkoff-Saxo, respetivamente.

O campeão nacional de contrarrelógio, de 26 anos, vai voltar a disputar a Vuelta, depois de ter sido 117.º em 2011, então pela RadioShack, agora pela formação italiana, que vai alinhar ainda com Rubèn Plaza, Mattia Cattaneo, Valerio Conti, Kristijan Durasek, Tsgabu Grmay Gebremaryam, Ilia Koshevoy, Przemyslaw Niemiec e Maximiliano Richeze.

Já Sérgio Paulinho, 57.º em 2014, 70.º em 2012, 84.º em 2011, 26.º em 2008 e 16.º em 2006, vai alinhar pela sétima vez na corrida espanhola, na qual venceu uma tirada em 2006, antes de ter abandonado em 2007.

O vice-campeão olímpico em Atenas2004 vai ter como companheiros Rafal Majka, que vai chefiar a formação, Peter Sagan, Pavel Brutt, Jesper Hansen, Daniele Bennati, Maciej Bodnar, Pawel Poljanski e Jay McCarthy, numa equipa que defende o título conquistado em 2014, por Alberto Contador.

“Antes do início da Vuelta, o nosso objetivo é vencer uma etapa com o Majka e assegurar uma boa posição final na classificação geral. Majka é claramente o nosso chefe-de-fila e vai estar na frente contra grandes estrelas como Froome, Quintana e Nibali. Ao mesmo tempo, vamos apoiar o Sagan (…) nas etapas planas e com ligeiras inclinações”, explicou o diretor desportivo da Tinkoff-Saxo para a corrida, Tristan Hoffman, acrescentando que Paulinho vai ser uma importante ajuda para o polaco nas etapas de montanha.

Já a Lampre-Merida destaca a aposta em Niemiec para a classificação geral, depois de se ter visto impedida de apresentar Rafael Valls, devido a “problemas físicos”, ressalvando que o polaco sofreu um incidente num treino e que terá de avaliar a sua condição após as primeiras subidas.

“Oliveira e Plaza demonstraram a sua grande fiabilidade, são valores acrescentados para a equipa, considerando que o espanhol, na sua carreira, venceu etapas no Tour e na Vuelta, corrida em que conseguiu um quinto lugar [2005]”, refere a formação italiana, em comunicado.

Além de Oliveira e Paulinho, também Ricardo Vilela e José Gonçalves, ambos da Caja Rural, também já estão confirmados na partida da Vuelta, em Puerto Banús, onde também deverá estar André Cardoso (Cannondale-Garmin).