O ciclista espanhol Oscar Pelegri (RP-Boavista) venceu hoje a 39.ª edição do Grande Prémio Abimota, depois de ter terminado na terceira posição a quinta e última etapa, ganha pelo seu companheiro de equipa David Rodrigues.

A última etapa da prova, disputada entre Anadia e Águeda, numa distância de 153,6 quilómetros e com contagens de montanha em Sever do Vouga e Talhadas, ditou uma alteração na liderança da geral com Pelegri a substituir Raul Alarcon (W52-FC Porto).

A derradeira tirada ficou marcada por diversos ataques e por um ritmo elevado que acabou por se revelar demasiado penoso para o camisola amarela e vencedor da última edição da Volta a Portugal, Raul Alarcon.

David Rodrigues, um dos protagonistas da fuga inicial, atacou à entrada do último quilómetro, e acabou por vencer ao ‘sprint’, com o tempo de 3:51.11 horas, impondo-se a César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) e a Pelegri, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

“Sabia que iria enfrentar adversários muito fortes e de bom nível mas, para isso, encontrava-me preparado. Sabia que me encontrava bem fisicamente, comecei a última etapa como segundo da geral, e a vitória não é uma surpresa. A equipa esteve muito bem, tal como o meu colega David Rodrigues a vencer a etapa, e auxilou-me a conquistar este resultado”, afirmou o espanhol, no final da prova.

Na classificação final, Oscar Pelegrí totalizou 13:57.12 horas, menos cincosegundos do que Luís Mendonça (Aviludo-Louletano) e menos 14 em relação a Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), segundo e terceiro classificados, respetivamente. Alarcon concluiu a prova no 14.º posto, a 5.23 minutos.

O Sporting-Tavira venceu na classificação coletiva.