O ciclista polaco Pawel Bernas (Activejet Team) sagrou-se este domingo vencedor da 33.ª Volta ao Alentejo, no final da quinta etapa, conquistada pelo holandês Johim Ariesen (Metec-TKH Continental).
Pawel Bernas, que chegou à liderança da ‘Alentejana’ no penúltimo dia de competição, subiu ao pódio, em Reguengos de Monsaraz, consagrando-se como o melhor, depois de na etapa de hoje ter sprintado na primeira meta volante do dia para juntar dois segundos aos cinco que já tinha da vantagem para o segundo classificado, o espanhol Delio Fernandez (W52-Quinta da Lixa).
Numa etapa de 175,1 quilómetros, entre Alcácer do Sal e Reguengos de Monsaraz, sem dificuldades de maior, o polaco precisou apenas de chegar integrado no pelotão, comandado por Johim Ariesen (Metec-TKH Continental), que bateu Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) e Daniel Freitas (Anicolor) e completou o percurso em 4:03.48 horas.
"Esta prova foi louca, com muitos nervos, quedas e corrida a grande velocidade. Mas, foi um mês perfeito para nós, ao terminarmos com mais esta vitória", disse um satisfeito Bernas, que no fim de semana passado conquistou o Troféu Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Nas contas finais da edição de 2015 da Volta ao Alentejo, Delio Fernandez (W52-Quinta da Lixa) ocupou o segundo lugar e James Oram (Team Axeon), que venceu a primeira etapa, fechou o pódio, também a sete segundos.
É preciso descer apenas um degrau na classificação para encontrar um trio de portugueses que ficou à porta da glória na 33.ª edição da ‘Alentejana’: Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), Manuel Cardoso (Team Tavira) e Sérgio Sousa (LA Alumínios/Antarte) ocuparam, respetivamente, o quarto, o quinto e o sexto lugares.
Comentários