O ciclista português Pedro Silva foi hoje 11.º na corrida de fundo sub-23 dos Europeus da categoria e de juniores em Anadia, Aveiro, numa prova conquistada pelo alemão Félix Engelhardt ao ‘sprint’.

Engelhardt foi o mais rápido nos 147,3 quilómetros, num ‘sprint’ ‘empinado’ em que bateu o checo Mathias Vacek, segundo, e o italiano Davide de Pretto, terceiro.

O dia para o quinteto português em prova não foi positivo, com uma queda e troca de bicicleta para Afonso Silva a afetar o trabalho, além da ausência de Afonso Eulálio, que não alinhou à partida.

No final, Pedro Silva foi 11.º, no pelotão que chegou a três segundos do grupo que decidiu a vitória, onde também se inseriam António Ferreira, 37.º, e Pedro Pinto, 45.º, com Pedro Andrade no 65.º posto e Afonso Silva em 97.º.

“Fizemos uma boa corrida, em termos coletivos, numa prova de grande dificuldade, não tanto pela natureza do percurso, mas mais pelo grande número de corredores de qualidade acima da média aqui presentes”, explicou o selecionador, José Poeira, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

A corrida feminina também não foi de feição à seleção portuguesa, com Daniela Campos no 40.º lugar, num dia em que a recente vice-campeã dos Jogos do Mediterrâneo sofreu uma queda.

A queda, quando seguia no grupo da frente, deu-se já na entrada para a volta final ao circuito e roubou-lhe a possibilidade de discutir a corrida, acabando a mais de oito minutos da vencedora, a neerlandesa Shirin van Androoij, que fez a ‘dobradinha’ após ter vencido o contrarrelógio.

A italiana Vittoria Guazzini continuou a boa forma, ao ser segunda, a 11 segundos, o mesmo lugar conseguido no ‘crono’, enquanto a neerlandesa Fem van Empel foi terceira.

Além de Daniela Campos, Beatriz Pereira chegou em 55.º, enquanto Beatriz Roxo e Sofia Gomes não concluíram a distância (104,5 quilómetros).