A edição de 2016 da Volta à Itália em bicicleta vai arrancar na cidade holandesa Apeldoorn, a 06 de maio, anunciou hoje a organização da prova.

A 99ª edição do Giro de Itália arranca numa cidade que já acolheu o campeonato do mundo de ciclismo de pista, com um contrarrelógio individual de 8,1 quilómetros.

A Holanda, que será também este ano o ponto de partida do pelotão do Tour de França, vai ainda receber duas etapas antes do primeiro dia de descanso, que vai permitir a transição dos atletas para o sul de Itália.

A segunda etapa em solo holandês vai ter 180 quilómetros e faz a ligação entre Arnhem e Nijmegen. Já na terceira, que fará a ligação inversa, o pelotão terá de percorrer 190 quilómetros.

Esta será a 12ª vez que a Volta à Itália parte fora do país e a terceira na Holanda, depois de Groningen (2002) e Amsterdão(2010).

Recorde-se que o ciclista espanhol Alberto Contador, da Tinkoff-Saxo, vestiu a camisola rosa no final do Giro de 2015, que é a segunda competição mais importante do calendário internacional do ciclismo de estrada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.