A Polónia foi a grande dominadora do Troféu Internacional Litério Marques de ciclismo de pista, prova de classe 1 mundial que hoje terminou no Velódromo Nacional, em Sangalhos, na Anadia.

Os polacos venceram seis das onze competições de elite disputadas, impondo-se hoje em ‘scratch’ com Daniel Staniszewski, que se adiantou ao holandês Wim Stroetinga, segundo, e ao suíço Frank Pasche, terceiro.

No último dos três dias de competição, os espanhóis triunfaram nas duas provas de ‘keirin’: nos homens, ganhou José Moreno (Louletano-Hospital de Loulé), seguido pelo escocês Jonathan Mitchell e pelo polaco Damian Zielinski, com Helena Casas (GN6 Track Team) a ser a mais veloz entre as mulheres, atirando a belga Nicky Degrendele para o segundo lugar e a francesa Melissandre Pain para a terceira posição.

A competição encerrou com a corrida americana para homens, na qual os suíços Frank Pasche e Loic Perizzolo foram os melhores com 46 pontos, mais seis do que os franceses Corentin Ermenault e Morgan Kneisky e mais dezasseis do que os polacos Wojciech Pszczolarski e Daniel Staneszewski.

Se a Polónia foi a nação que mais se destacou em elite, os franceses foram claramente os mais fortes entre os juniores, não só no cômputo geral da competição, mas também na derradeira jornada.

A França venceu três das quatro provas jovens deste domingo, conseguindo mesmo o pódio completo em perseguição individual, com vitória de Valentin Tabellion, segundo lugar de Remi Huens e terceiro posto de Florentin Lecamus.

Fortin foi a melhor júnior feminina em ‘scratch’ e em perseguição individual, prova na qual relegou a compatriota Clara Copponi para o segundo lugar e a portuguesa Soraia Silva (Bairrada) para a terceira posição.

Em ‘scratch’, os dois primeiros lugares tiveram a mesma distribuição, mas o terceiro posto foi para a polaca Wiktoria Pikulik.

O polaco Bartosz Rudyk impediu o pleno da seleção de França nas corridas de juniores de hoje, conquistando a prova de scratch, com os franceses Remi Huens e Valentin Tabellion a completaram os lugares de honra.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.