O ciclista espanhol Alejandro Valverde (Movistar) venceu hoje a quinta etapa da Volta à Catalunha, com o australiano Richie Porte (Sky) a assumir a liderança da geral.

Numa etapa em que não se previam grandes alterações na geral individual, os grandes favoritos à vitória final encarregaram as suas equipas de aproveitaram o forte vento que soprou durante a tirada para deixar ‘cortado’, a 38 quilómetros da meta situada em Valls, o líder à partida, o belga Bart de Clercq (Lotto-Soudal), que perdeu 2.49 minutos.

A quinta etapa ficou decidida nos três quilómetros finais dos 195,4 quilómetros, com partida em Alp, depois de Alejandro Valverde, que celebrou o seu segundo triunfo nesta edição da Volta à Catalunha, ter saltado do grupo de favoritos, para cruzar a linha em solitário, com o tempo de 4:25.52 horas, cinco segundos antes do segundo classificado, o colombiano Rigoberto Uran (Etixx-QuickStep).

Richie Porte chegou integrado no mesmo grupo de Uran, na quarta posição, atrás do italiano Paolo Tiralongo (Astana), e subiu ao primeiro lugar da geral.

O italiano Domenico Pozzovivo (AG2R-La Mondiale) é agora segundo, a cinco segundos do australiano da Sky, com o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) a ocupar o terceiro posto, a sete segundos de Porte.

Entre os portugueses, André Cardoso (Cannondale-Garmin) voltou a ser o melhor, ao terminar a etapa na 41.ª posição, a 2.53 minutos de Valverde, e Ricardo Vilela (Caja Rural) surgiu logo depois, no 44.º lugar.

Fábio Silvestre (Trek) foi 80.º a 5.50 minutos e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) 126.º, a 13.33 minutos.

Na geral, Cardoso é 43.º, a 22.43 minutos de Porte, Paulinho está na 58.ª posição, a 31.31 minutos, Vilela ocupa o 85.º lugar, a 42.23 minutos, e Silvestre fecha o lote de portugueses, na 113.ª posição, a 57.47 minutos.

No sábado, o pelotão percorre 194,1 quilómetros entre Cervera e o parque de diversões Port Aventura, em Tarragona.