Portugal vai estar representado por 31 ciclistas nos campeonatos da Europa de BTT e de pista para sub-23 e juniores, que decorrem pelo segundo ano consecutivo em Anadia, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Na competição de BTT, que decorre entre 06 e 09 de julho, na pista de Tamengos, Portugal terá corredores de elite nas disciplinas de estafeta mista (XCR) e cross country curto (XCC), e estará também representado nas categorias de juniores e sub-23.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, convocou 20 corredores, entre os quais cinco da categoria de elite: Joana Monteiro, Raquel Queirós, Mário Costa, Roberto Ferreira e Ricardo Marinheiro.

Na categoria de sub-23 foram convocados Ana Santos, Alexandre Gonçalves, Artur Mendonça, Diogo Neves, Tomás Frazão e João Cruz, enquanto em juniores foram escolhidos Beatriz Guerra, Duarte Galvão, Eduardo Rodrigues, João Fonseca, Rodrigo Araújo, Guilherme Barros, Rafael Sousa, Lucas Ferreira e Tomás Gaspar.

Entre 11 e 16 de julho decorrerão no Velódromo Nacional, em Sangalhos, os campeonatos europeus de pista, nos quais Portugal será representado por 11 corredores, sendo quatro de sub-23 e sete juniores.

No ano passado, nos Europeus em Anadia, Portugal conquistou três medalhas.

Ricardo Marinheiro foi vice-campeão de elite em eliminação BTT, uma disciplina que não faz parte do programa de BTT de 2023, enquanto na pista, Diogo Narciso conquistou a prata na corrida por pontos de sub-23 e Daniela Campos foi terceira classificada na prova de scratch para sub-23 femininas.