Este artigo tem mais de 11 anos
Bélgica é a segunda nação com mais títulos no evento, mas ainda distante da Rússia, com oito.
Portugal teve um comportamento discreto no quinto e penúltimo dia dos Europeus de ciclismo de pista de sub-23 e juniores, no Velódromo de Sangalhos, Anadia, onde a Bélgica conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze.
Com quatro medalhas de ouro, a Bélgica é a segunda nação com mais títulos no evento, mas ainda distante da Rússia, com oito.
O primeiro título atribuído hoje foi o de velocidade por equipas para juniores femininos, com vitória da Rússia sobre a Alemanha na final, cabendo o bronze às belgas, seguindo-se o de 500 metros contrarrelógio para sub-23 femininos, que premiou Elis Ligtlee.
A holandesa venceu com 34,020 segundos, menos 602 milésimos do que a russa Daria Shmeleva, corredora que, em 2012, bateu neste velódromo o recorde mundial de 500 metros contrarrelógio para juniores. A espanhola Tania Calvo chegou ao terceiro posto.
Na prova de omnium de sub-23 masculinos triunfou o belga Jasper de Buyst, diante do dinamarquês Casper Michael Folsach e do francês Thomas Boudat, segundo e terceiro, respetivamente. O português Samuel Magalhães foi 15.º e último classificado.
Na competição júnior, os dois primeiros a terminaram com o mesmo número de pontos, sendo a medalha de ouro atribuída ao belga Lindsay de Vylder e a de prata a caber ao italiano Riccardo Minali. O francês Jordan Levasseur ficou com o bronze e português Nelson Silva foi o 12.º entre 13 participantes.
A portuguesa Ana Azenha iniciou hoje a participação na competição de omnium, chegando ao final de três das seis provas pontuáveis no 12.º lugar. As restantes três corridas serão disputadas no domingo, dia em que as cores lusas estarão também representadas pelo júnior Paulo Cunha, nas eliminatórias de Keirin, e pelos sub-23 João Matias e Luís Gomes, na qualificação de Madison.
No último dia deste Campeonato da Europa serão atribuídos oito títulos europeus, nas disciplinas de omnium, madison e keirin.
Comentários