Os gémeos Ivo e Rui Oliveira, João Matias e o sub-23 César Martingil são os ciclistas que vão representar Portugal no Campeonato da Europa de Pista para elite, que decorre entre 19 e 22 de outubro, em Berlim.

Em comunicado, a Federação Portuguesa de Ciclismo revelou que o selecionador nacional, Gabriel Mendes, elegeu os irmãos Oliveira (Axeon Hagens Berman), Matias (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), que chegou a liderar a classificação da montanha na última Volta a Portugal, e Martingil (Liberty Seguros/Carglass), estreante em grandes competições internacionais de elite.

Portugal vai participar em todas as provas de resistência do programa do Europeu - scratch, omnium, eliminação, perseguição individual, corrida por pontos e Madison -, tendo como objetivo o apuramento inédito para uma final, na competição que decorre em Berlim (Alemanha).

“Estamos a trabalhar para conseguir o apuramento para uma das finais – corrida de terceiro e quarto ou prova de primeiro e segundo - na disciplina de perseguição individual, algo que ainda não conseguimos na categoria de elite. Nas restantes provas, procuraremos sempre posicionar-nos nos oito primeiros”, revelou Gabriel Mendes.

Os melhores resultados de Portugal em Europeus de elite foram conseguidos em 2016. Na altura, Ivo Oliveira terminou a competição de perseguição individual no quinto lugar, a quatro centésimos de segundo do apuramento para a final de disputa da medalha de bronze, e João Matias foi também quinto classificado, mas na disciplina de eliminação.

Rui Oliveira, campeão europeu de eliminação, e Ivo Oliveira, vice-campeão europeu de perseguição, já foram medalhados nesta temporada na categoria de sub-23, no Campeonato da Europa realizado no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

O Campeonato da Europa de Elite é mais um passo na aquisição de experiência internacional do ciclismo luso de pista, antecedendo a participação nas duas primeiras etapas da Taça do Mundo 2017/2018, em Pruszków, Polónia, nos dias 4 e 5 de novembro, e em Manchester, Inglaterra, entre 10 e 12 do mesmo mês.