O português José Gonçalves (Caja Rural) foi hoje segundo classificado na 20.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, atrás do espanhol Rubén Plaza (Lampre-Merida), enquanto o italiano Fabio Aru (Astana) praticamente assegurou o triunfo final.

No final dos 175,8 quilómetros da penúltima etapa da ‘Vuelta’, entre San Lorenzo de El Escorial e Cercedilla, Aru destronou o holandês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin), que partiu com seis segundos de vantagem sobre o italiano e ‘caiu’ para o sexto posto, a 3.46 minutos do corredor da Astana.

Plaza concluiu a tirada em 4:37.05 horas, gastando menos 1.07 minutos do que Gonçalves, que superou o italiano Alessandro De Marchi (BMC), terceiro classificado, enquanto Nelson Oliveira (Lampre-Merida) foi o 11.º a chegar, 2.42 minutos depois do vencedor.

Para a 21.ª e derradeira etapa, que vai terminar com a consagração, em Madrid, Aru parte com 1.17 minutos de vantagem sobre o espanhol Joaquim Rodríguez (Katusha), segundo classificado, e 1.29 sobre o polaco Rafal Majka (Tinkoff-Saxo), terceiro.