Delmino Pereira classificou hoje de "sensação maravilhosa" a inauguração da nova pista de BTT no Centro Desportivo do Jamor, a qual se estreará no domingo ao ser palco do campeonato nacional de 'cross country'.

"É um sonho tornado realidade e um dia inesquecível para o ciclismo português, que está a atravessar um grande momento. Espero que daqui possam sair futuros atletas olímpicos", disse hoje o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, modalidade que estará representada no Rio de Janeiro e na variante de BTT por David Rosa e Tiago Ferreira.

Com um perímetro de cerca de 4,5 quilómetros distribuídos pelas matas do Jamor, a nova pista não estará 'fechada' somente aos atletas de alta-competição e destina-se a toda a população. "Trata-se de mais uma modalidade que o Centro Desportivo do Jamor vai acolher. Será um espaço de referência do BTT. Mas será um espaço de acesso livre a toda a população", constatou o secretário de Estado da Juventude e Desporto.

João Paulo Rebelo disse que os responsáveis estão "orgulhosos com esta inauguração”, pois “a modalidade do ciclismo e a variante do BTT dispõem agora de um novo espaço de fruição e de treino de alta-competição".

Na cerimónia de inauguração também estiveram presentes José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico Português, e Augusto Baganha, presidente do Instituto da Juventude e Desporto de Portugal.

Uma delegação do Governo de Timor-Leste também se deslocou ao local para apreciar a nova estrutura desportiva, pretendendo organizar um evento no seu país em meados de outubro, para o qual serão convidados alguns atletas portugueses.