O percurso do contrarrelógio por equipas da primeira etapa da Volta a Espanha em bicicleta vai permanecer inalterado, sem que os tempos contem para a geral individual, na sequência de críticas de alguns corredores.

A organização da Vuelta anunciou hoje que os registos obtidos no sábado, ao longo dos 7,4 quilómetros entre Puerto Banús e Marbelha, vão apenas contar para a classificação por equipas.

“Apesar de termos recebido queixas dos ciclistas e das equipas, a primeira etapa vai manter o trajeto previsto, depois de ter sido analisado pelo diretor técnico da prova e pela União Ciclista Internacional (UCI)”, lê-se no comunicado oficial da organização (acrescenta que a primeira etapa conta apenas para a classificação por equipas).

No entanto, a organização adiantou que os tempos obtidos no contrarrelógio não contam para a geral individual, sendo que no final da etapa a equipa que realizar o melhor ‘crono’ subirá ao pódio em conjunto, por isso, a camisola vermelha, envergada habitualmente pelo líder da Vuelta, não será entregue no final do primeiro dia.

O trajeto da primeira etapa da Vuelta, que foi criticado pela maior parte dos corredores e equipas devido aos troços em areia e aos passadiços de madeira, manterá a ligação entre Puerto Banús e Marbelha, com cerca de quatro quilómetros são em troços de areia.

As equipas presentes na Vuelta manifestaram a sua preocupação, numa etapa que consideram perigosa, além de ser suscetível a quedas, pedindo a alteração do percurso.

A Vuelta, uma das três grandes provas do calendário do ciclismo de estrada mundial, juntamente com o Tour e o Giro, vai ser disputada entre sábado e 13 de setembro, numa edição que não vai contar com o vencedor do ano passado, o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo).