O Primeiro-Ministro francês, Jean Castex, vai ser testado à COVID-19, depois de passar parte do fim de semana com o diretor do Tour de France, que testou positivo para o novo coronavírus, informou o seu gabinete esta terça-feira.

Castex esteve no carro do diretor do Tour de France Christian Prudhomme enquanto acompanhavam a oitava etapa da corrida no sábado.

Prudhomme, que está asintomático, tem agora de deixar a corrida por uma semana e ficar em quarentena.

"O primeiro-ministro vai realizar num teste", disse o gabinete de Castex, enfatizando que os dois usaram máscaras e respeitaram as regras de distânciamento social.

O Presidente Emmanuel Macron indicou que a reunião semanal, marcada para quarta-feira poderá ser adiada ou realizada por vídeoconferência devido a isto.

"Fazemos o que pedimos que os nossos cidadãos façam" se estivrem em contacto com alguém infetado com COVID-19, disse Macron.

A preocupação tem aumentado em relação ao risco de uma segunda vaga da pandemia em França, com os números de novos casos a aumentarem, apesar do número de mortos se ter mantido relativamente baixo quando comparado com a primavera.

"Não podemos baixar a guarda em momento de vída privada porque é nas festas privadas, nos momentos familiares que muitas infeções acontecem", afirmou Macron.

O Presidente da República francesa disse ainda que novas medidas para combater o vírus seriam examinadas numa reunião na sexta-feira.