O ciclista belga Jurgen Van den Broeck (Lotto-Belisol), um dos candidatos ao pódio da 100.ª Volta a França, caiu hoje no final da quinta etapa e poderá ter de voltar a abandonar a prova, repetindo 2011.

O azarado Van den Broeck magoou os dois joelhos na queda coletiva na reta da meta e está em dúvida para a sexta etapa, um cenário que é quase um clássico para o belga, que teve de abandonar o Tour de 2011 pelo mesmo motivo.

«Espero que a Volta a França não tenha chegado ao fim para ele. Esperamos para ver como vai passar a noite. Tem gelo nos dois joelhos, se forem só hematomas deve poder continuar», disse o seu diretor desportivo, Herman Frison.

Mas não é só “VDB”, quarto classificado do Tour em 2010 e 2012 que está em dúvida, pois uma queda durante a quinta etapa também apanhou o espanhol Haimar Zubeldia, um dos repetentes entre os dez primeiros da classificação geral.

O veterano da RadioShack fraturou a mão numa queda, que também envolveu o seu colega Andreas Kloden, que escapou sem mazelas, ao contrário do francês Maxime Bouet (AG2R), forçado a desistir e a estar imobilizado nos próximos 45 dias.

Quem quer continuar a aguentar as dores é o vencedor do Giro2012, o canadiano Ryder Hesjedal.

Afetado por um vírus na Volta a Itália deste ano e por uma queda na Volta a Suíça, o ciclista da Garmin fraturou uma costela na primeira etapa e hoje voltou a cair, mas recusa-se a renunciar à Volta à França.