O português Amaro Antunes, (W52-FC Porto) foi hoje terceiro classificado na quarta etapa da Volta à Comunidade Valenciana, a 45 segundos do colombiano Nairo Quintana (Movistar), vencedor da tirada e novo líder.

Os restantes corredores da W52-FC Porto terminaram a etapa de 180,9 quilómetros, entre Segorbe e Llucena, todos a mais de 20 minutos do líder: Rui Vinhas em 61.°, Joaquim Silva em 72.°, o espanhol Raúl Alarcón em 85.º, António Carvalho em 86.°, o espanhol Gustavo Veloso em 127.º e Samuel Caldeira em 128.°.

Na etapa rainha da prova, Nairo Quintana aproveitou o final coincidente com contagem de montanha de primeira categoria para cortar a meta isolado, com 40 segundos de avanço sobre o eritreu Merhawi Kudus (Dimension Data).

O colombiano, segundo classificado da Volta a França em 2016 e vencedor da Volta a Espanha, destronou da liderança o belga Greg van Avermaet (BMC) - 31.º, a 4.44 minutos – e tem ma vitória final assegurada.

O segundo da geral é agora outro belga, Ben Hermans, também da BMC, que segue a apenas 23 segundos de Nairo Quintana, depois de ter terminado a etapa em sétimo. O italiano Manuel Senni permanece na terceira posição da geral, a 42 segundos do líder.

Amaro Antunes é agora o português mais bem classificado da geral - passou de 61.º para 21.º -, seguido de Joaquim Silva (75.º), Rui Vinhas (77.º), Samuel Caldeira (87.º) e António Carvalho (123.º).

No domingo, a quinta e última etapa vai ligar Paterna a Valência, na distância de 130,2 quilómetros.