O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), campeão do mundo em linha, anunciou hoje que vai defender o título na Volta a Espanha, depois de ter desistido do Giro devido à covid-19.

"Vou estar de volta e preparado para defender o meu título na Vuelta de 2023. Ansioso por uma nova batalha nas belas estradas espanholas. Vemo-nos em Barcelona", escreveu o belga, na rede social Instagram.

A presença de Evenepoel não estava prevista no início da temporada, mas a saída prematura do Giro, à nona etapa, depois de ter contraído o coronavírus, acabou por alterar os planos para a temporada.

Além do campeão mundial, já estão confirmados os três primeiros classificados do Giro deste ano: o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), o britânico Geraint Thomas (INEOS) e o português João Almeida (UAE Emirates).

O patrão da Soudal-QuickStep, Patrick Lefevere, já tinha confirmado, ao diário DH, havia a intenção de fazer alinhar Evenepoel na Vuelta.

"Disse que era melhor que não fizesse a Volta a Espanha, mas, quando vi o nível a que voltou e a vontade que mostra, só pude ir na sua direção. Remco Evenepoel quer assumir grandes desafios e, se tudo estiver bem na concentração e não tiver nenhum problema, vai estar na Vuelta", disse.

Antes de participar na Vuelta, o belga vai estar na Clássica de San Sabastián (29 de julho) e nos Mundiais (03 a 13 de agosto), nos quais vai tentar defender o título conquistado no ano passado.