O campeão olímpico de fundo, o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), confirmou hoje que vai participar na Volta a Itália em bicicleta, que venceu em 2019 e cuja 105.ª edição se disputa entre 06 e 29 de maio.

“Tenho previsto um par de corridas em Itália. Depois, irei à Volta à Catalunha e ao Giro, isto no primeiro semestre”, explicou o trepador, que hoje venceu os Nacionais de contrarrelógio do Equador.

A ‘locomotiva de Carchi’, de 28 anos, impôs-se no exercício de 38,2 quilómetros, com um tempo de 47.21 minutos, e após a corrida confirmou a participação na Catalunha, já de 21 a 27 de março.

O calendário de início de época do equatoriano está leve dado que este testou positivo à covid-19, de cujo isolamento saiu recentemente, e uma série de quedas ainda na Europa afetou o regresso à forma, agora reencontrada no Equador.

Além da vitória na ‘corsa rosa’ de 2019, Carapaz foi ‘vice’ da Volta a Espanha de 2020 e, no ano passado, acabou no terceiro lugar final a Volta a França, pouco antes de se sagrar campeão olímpico em Tóquio2020.