O português Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman) finalizou em sétimo a primeira etapa da Volta à Califórnia em bicicleta, na 14.ª vitória na prova norte-americana do campeão do mundo de estrada, o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff).

O jovem luso, de 21 anos, terminou com o mesmo tempo do vencedor, 4:20.41 horas, tal como Tiago Machado (Katusha), 55.º na etapa inaugural, de 175 quilómetros, com partida e chegada na cidade de San Diego, no sul da Califórnia.

Sagan superou os holandeses Wouter Wippert (Cannondale) e Dylan Groenewegen (Lotto NL-Jumbo), segundo e terceiro classificados, respetivamente, batendo ao ‘sprint’ os principais competidores, o francês Bryan Coquard (Direct Energie), quarto, e o norueguês Alexander Kristoff (Katusha), 16.º.

O vencedor das clássicas belgas Gent-Wevelgem e Volta à Flandres somou o 14.º triunfo na Califórnia, garantindo a liderança de uma prova por etapas que venceu em 2015.

Na terça-feira, o pelotão vai enfrentar a segunda etapa, de 148,5 quilómetros, entre South Pasadena e Santa Clarita, englobando quatro subidas categorizadas, três delas de segunda categoria.