O ciclista português Rui Costa (UAE Team Emirates) foi hoje quinto classificado na quarta etapa da Volta a Omã, vencida pelo dinamarquês Magnus Cort Nielsen (Astana), com o belga Greg van Avermaet (BMC) a segurar a liderança.

Nielsen, de 25 anos, foi o primeiro a cortar a meta, num ‘sprint’ em grupo reduzido, ao fim de 2:57.36 horas, depois de um traçado de 117,5 quilómetros que não produziu grandes alterações nos primeiros lugares da geral individual.

O italiano Giovanni Visconti (Bahrain Mérida) foi segundo na etapa, com o seu compatriota Alberto Bettiol (BMC) a cortar a meta à frente do líder, quarto, com Rui Costa em quinto.

O único português em prova, segundo classificado na edição de 2017, mostrou-se a bom nível, depois de ter sido segundo na terceira etapa, e subiu uma posição na geral, para 14.º, a 51 segundos de Van Avermaet.

O belga tem nove segundos de vantagem em relação ao cazaque Alexey Lutsenko (Astana), segundo da geral, e 13 sobre o australiano Nathan Haas (Katusha-Alpecin), terceiro.

A etapa rainha da prova disputa-se no sábado, com 152 quilómetros entre Sama’il e a Montanha Verde, numa subida de 11 quilómetros até à chegada em alto, final da penúltima tirada.