O ciclista português Rui Costa (Movistar) manteve hoje o quinto lugar na classificação geral da Volta à Romandia, depois de se intrometer na luta dos sprinters, ganha pelo belga Gianni Meersman, e ficar em oitavo na primeira etapa.

Um dia depois de ter sido quinto no prólogo que inaugurou a corrida suíça, Rui Costa chegou lado a lado com os homens mais rápidos do pelotão, cumprindo os 176,4 quilómetros entre Saint Maurice e Renens com o mesmo tempo do vencedor, 04:29.09 horas.

Meersman (Omega Pharma-QuickStep) bateu os italianos Giacomo Nizzolo (RadioShack) e Roberto Ferrari (Lampre), aproveitando o trabalho da sua equipa e da Astana, que coordenaram esforços para anular uma fuga formada nos quilómetros finais.

Matthias Brandle (IAM Cycling) e Jérémy Roy (FDJ) aproveitaram a longa descida do Col du Mollendruz e isolaram-se na frente, com 25 quilómetros para o final, conseguindo uma diferença de 30 segundos.

A distância dos fugitivos começou a diminuir à medida que o terreno foi ficando plano e a oito quilómetros da meta o duo foi absorvido, com o pelotão, em que estavam Nélson Oliveira (55.º) e Tiago Machado (92.º), a chegar todo junto à meta.

Na geral, ficou tudo igual, com Chris Froome (Sky) a manter a liderança, com seis segundos de vantagem sobre o norte-americano Andrew Talansky (Garmin-Sharp), e Rui Costa a permanecer no quinto posto, a 16 segundos do britânico.

Tiago Machado é 28.º, a 34 segundos do vice-campeão do Tour2012, e Nélson Oliveira 44.º, a 49 segundos.

Na quinta-feira vai para a estrada a segunda etapa, um total de 183 quilómetros entre Prilly e Granges, em território suíço.