O ciclista Rui Costa (Movistar) está entre os 18 pré-convocados do selecionador nacional de estrada, José Poeira, para os Campeonatos do Mundo, em Florença, Itália, de 23 a 29 de setembro.

Além de Rui Costa, na pré-convocatória de elite constam os nomes de André Cardoso (Caja Rural-Seguros RGA), José Mendes (Netapp-Endura), Nelson Oliveira e Tiago Machado (RadioShack-Leopard) e Sérgio Paulinho (Saxo-Tinkoff), dos quais sairão dois para o contrarrelógio e três para a prova de fundo.

Daniel Freitas (Anicolor), Frederico Figueiredo e Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), Hélder Ferreira (Maia/Bicicletas Andrade), Nuno Bico (Rádio Popular-Onda) e Rafael Reis (Ceramica Flaminia-Fondriest) são os ciclistas chamados dos sub-23, categoria em que poderão ser utilizados dois atletas no “crono” e um na prova de fundo.

Em juniores – dois no “crono” e três no fundo -, foram chamados César Martingil (CC José Maria Nicolau), David Ribeiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), Fábio Mansilhas e João Silva (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), Gaspar Gonçalves (Anicolor) e Rui Carvalho (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

O contrarrelógio para elite (57,9 km) está agendado para 25 de setembro, às 12:15 e a prova de fundo (272,2 km) irá realizar-se às 09h00, no dia 29.

Nos sub-23, o contrarrelógio (43,5 km) será no dia 23, às 13h00 e a prova de fundo (173,2 km), no dia 27 de setembro.

Os juniores entram em ação, no dia 24 de setembro, com o contrarrelógio (22,1 km), às 09h00 e na prova de fundo (140 km), às 07h30.

As provas de contrarrelógio vão ser feitas praticamente em traçados planos, e as provas de fundo vão incluir duas subidas de grande exigência, uma com 4,37 quilómetros de extensão e outra com 600 metros.