O ciclista português Rui Costa manifestou-se hoje “orgulhoso por ser a referência da equipa” UAE Emirates na Volta a Abu Dhabi, que começa na quinta-feira, aceitando a responsabilidade de chefiar a formação na prova.

“É um orgulho correr nesta equipa. Sinto-me a ‘bandeira’ da formação e isso é muito bonito, porque representamos um país. É uma grande responsabilidade e há que fazer as coisas bem”, disse o campeão mundial de estrada em 2013.

Depois de terminar no domingo a Volta a Omã em segundo lugar da geral, Rui Costa sente-se com “boas sensações”.

“Até agora, tenho feito um bom percurso e as coisas estão a correr bem. Chego à Volta a Abu Dhabi num bom momento e espero que a equipa consiga um bom resultado. Temos ciclistas para os ‘sprints’ e para a chegada em alto no sábado”, avaliou o português.

Rui Costa, que tem como principais referências no currículo, além do título mundial, as vitórias em três edições da Volta à Suíça e três etapas na Volta a França, não definiu objetivos concretos para este ano, limitando-se a apontar “à vitória em qualquer corrida”.

“Dizem-nos que temos de vencer, mas há que ir com calma. Para já, seria importante para a equipa terminar entre as dez primeiras no ‘ranking’ mundial”, frisou Rui Costa.

A Volta a Abu Dhabi disputa-se entre quinta-feira e domingo, com um total de 671 quilómetros, repartidos por quatro etapas (três planas e uma de montanha).

Poderá ser a terceira etapa, no sábado, com meta no alto de Jabel Hafeet, que ajudará a definir o vencedor da prova.