O português Rui Costa (Lampre-Mérida) subiu hoje ao 22.º lugar da Volta ao Dubai em bicicleta, após a terceira etapa, novamente vencida pelo alemão Marcel Kittel (Giant-Shimano) ao “sprint”.

O campeão do Mundo de fundo tentou aproveitar um corte no pelotão, nos últimos três quilómetros da tirada, provocado pelo ataque do eslovaco Peter Sagan (Cannondale) e do espanhol Alejandro Valverde (Movistar), mas foi alcançado na entrada para os derradeiros metros.

Lançado o "sprint", Kittel repetiu o triunfo de quinta-feira, com o tempo de 3:47.52 horas, ao cabo dos 162 quilómetros da ligação entre Dubai e Hatta, impondo-se ao espanhol Juanjo Lobato (Movistar) e a Sagan, segundo e terceiro na etapa, respetivamente.

Rui Costa foi o 34.º corredor a cruzar a meta, ainda com o mesmo registo do vencedor, tendo subido duas posições, para o 22.º lugar, permanecendo com 48 segundos de atraso para o "camisola azul", o norte-americano Taylor Phinney (BMC), que continua com uma vantagem de 15 segundos sobre o inglês Steve Cummings, seu companheiro de equipa.

Diogo Nunes (Banco BIC Carmin) também subiu um lugar na classificação dos "sprints" intermédios - está a seis pontos do sul-africano Willem Jakobus Smit (Vini Fantini) -, apesar de ter sido o 125.º e último a concluir a viagem de hoje, 10.10 minutos depois do vencedor, e ocupar a mesma posição na classificação geral, a 19.59 de Phinney.

No sábado, o pelotão vai enfrentar os 123 quilómetros da quarta e última etapa, que vai ligar Dubai a Burj-Khalifa.