O colombiano Nairo Alexander Quintana (Movistar) venceu hoje a Volta ao País Basco em ciclismo, superando os favoritos na sexta e ultima etapa, um contrarrelógio de 24 quilómetros, enquanto Rui Costa foi 12.º da etapa e 13.ª da geral.

Quintana cumpriu o contrarrelógio, com saída e chegada a Beasain, em 35.22 minutos, o segundo melhor tempo, já que o campeão do mundo da especialidade, o alemão Tony Martin (Omega Pharma Quickstep) foi mais rápido 17 segundos (35,05).

A terceira posição foi para o espanhol da Movistar Benat Intxausti, a 32 segundos do vencedor.

Os grandes derrotados, já que corriam como favoritos, ocuparam os dois restantes lugares do pódio final: o australiano Richie Porte (Sky), vencedor da Volta ao Algarve2012 foi segundo da geral, enquanto o colombiano Sérgio Luis Henao (Sky), líder nos últimos três dias, foi terceiro.

O português Rui Costa terminou na 12.ª posição da etapa, lugar que lhe valeu o 13.º lugar da geral, a 3.25 minutos de Martin, enquanto André Cardoso (Caja Rural) foi 65.º no contrarrelógio (a 5.04), ocupando a 26.ª posição da geral (a 10.03 do líder).

O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank), décimo hoje, terminou em quinto da geral.

Sérgio Paulinho foi um dos muitos desistentes, abandonando na penúltima etapa da prova espanhola.