O ciclista Rui Costa terminou a época velocipédica no quarto lugar do "ranking" do circuito mundial, a melhor classificação de sempre de um português, melhorando cinco lugares face ao nono lugar obtido no final de 2013.

Após a conclusão hoje da Volta a Pequim, derradeira prova pontuável na qual Rui Costa (Lampre-Merida) foi quarto classificado, o ciclista luso terminou o ano com 461 pontos, apenas a 17 de entrar no pódio do "ranking".

O número um deste ano foi o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), com 686 pontos, mais 66 do que o compatriota Alberto Contador (Tinkoff-Saxo). O australiano Simon Gerrans (Orica GreenEdge) foi o terceiro, com 478.

O corredor português - campeão do Mundo de estrada no ano passado - tem vindo a evoluir positivamente no "ranking" desde 2012, ano em que foi o número 10 mundial.

André Cardoso (Garmin Sharp) foi o outro corredor português a conseguir pontuar no "ranking" WorldTour, acabando na 205.ª posição, com dois pontos.

Quanto à lista por países, Portugal ficou à porta do top-10, na 11.º posição, com 463 pontos. Tal como em 2013, a Espanha venceu, somando 1.834 pontos.