Rui Costa, ciclista português que corre pela equipa UAE Team Emirates, venceu esta terça-feira a primeira etapa da Volta à Arábia Saudita e é o líder da classificação geral.

O português venceu a etapa entre o Comité Olímpico da Arábia Saudita e a vila de Jaww, uma distância de 173 quilometros, numa etapa de perfil plano.

Num último quilometro feito ao sprint, o ciclista luso foi mais forte que a concorrência, ultrapassando já nos últimos 200 metros o australiano Heinrich Haussler, completando a prova no primeiro lugar com um tempo provisório de 3h52m12s.

"Muito importante esta vitória. Há algum tempo que não vencia. Sabia em que dias tinha hipóteses. Esta etapa tinha um final explosivo. Sabia quem tinha de marcar e onde tinha de atacar. Acabei por sair um pouco mais cedo. Agora desfrutar desta vitória", disse o português, que lançou a ataque decisivo a 500 metros da meta.

Rui Costa não vencia qualquer prova há quase três anos, quando triunfou na terceira etapa da Volta a Abu Dhabi, em 25 de fevereiro de 2017, acabando por conquistar a prova.

Ivo Oliveira (UAE-Emirates) foi 29.º classificado, a 15 segundos, e José Neves (Burgos-BH) terminou em 91.º, a 7.55 minutos.

Na geral, Rui Costa tem um segundo de avanço sobre Haussler e seis sobre Bouhanni, com Ivo Oliveira na 31.ª posição, a 25 segundos, e José Neves em 95.º, a 8.05 minutos.

Na quarta-feira, corre-se a segunda etapa, com uma ligação de 182 quilómetros, entre Sadus Castle e Riade.

*Artigo atualizado às 13h21

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.