O ciclista português Rui Oliveira foi sábado 14.º classificado na disciplina olímpica de omnium do Campeonato da Europa de Elite, que está a decorrer na cidade suíça de Grenchen, enquanto Ivo Oliveira foi 15.º em perseguição e eliminação.
Rui Oliveira começou a metade final do omnium com o sétimo lugar na prova de um quilómetro contrarrelógio, voltou a ser sétimo, entre 20, na volta lançada, para, depois, ser apenas 13.º na corrida por pontos, caindo para 14.º da geral.
O italiano Elia Viviano (Sky) sagrou-se campeão europeu, com os mesmos pontos do detentor do título olímpico, o dinamarquês Lasse Norman Hansen, enquanto o bronze foi para o britânico Jonathan Dibben.
“A corrida por pontos teve um ritmo muito elevado e o Rui não conseguiu manter a posição com que entrou nesta prova. É um género de corrida em que tem de melhorar e tem margem para isso”, frisou o selecionador nacional, Gabriel Mendes, em declarações ao sítio da federação.
Por seu lado, Ivo Oliveira foi 15.º nas duas provas em que competiu, conseguindo o objetivo de fazer menos de 4.28 minutos (4.27,333) nos quatro quilómetros de perseguição individual.
A prova foi conquistada pelo suíço Stefan Kueng, campeão mundial da especialidade e corredor de estrada da BMC.
“O Ivo melhorou o tempo pessoal em 485 milésimos, fazendo uma prova regular com um excelente quilómetro final. Foi muito bom, sobretudo por ter competido na perseguição com fadiga transportada da corrida por pontos, uma vez que não teve 24 horas a separar as duas provas”, explicou Gabriel Mendes.
Em eliminação, disciplina que se estreou no programa da competição, Ivo também foi 15.º, conseguindo eliminar três adversários antes de ficar de fora de uma corrida ganha pelo francês Bryan Coquard, ciclista da Europcar.
Os gémeos Oliveira terminam hoje a participação de estreia no Campeonato da Europa de Elite, fazendo dupla na prova de 'madison', agendada para as 15:50.
Comentários