O concelho de São Salvador do Mundo acolheu este domingo a primeira edição de Picos Bicicleta Todo Terreno (BTT), em Pico Freire, que contou com a participação de 50 ciclistas de Santiago.
Segundo o vereador da Juventude e Desporto, Gerson Pereira, a prova, realizada pela Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, tem como objetivo lançar a modalidade de BTT no concelho.
«É uma modalidade que não tem sido praticada no país. A BTT é uma prova que exige percurso de estrada de terra batida e caminhos de montanha e, em Pico Freire, temos todas as condições. A base é aqui, mas a prova passa por Manhanga e Faveta e vai até à barragem», explicou.
A escolha de Pico Freire, afirmou, deveu-se ao facto de ser uma prova de cicloturismo ligada à promoção do desporto e do turismo e a intensão é mostrar a paisagem do município e levar as pessoas a conhecerem de perto o marco do concelho, “Marques Pombal de Picos”, que está indicado como uma das sete maravilhas de São Salvador do Mundo.
Por isso, afirmou, a Picos BTT é uma prova para continuar e, na próxima edição, a Câmara espera contar com a participação de ciclistas de todo o arquipélago.
Para o diretor da prova, Paulo Cabral, esta «iniciativa louvável», que contou com o apoio da Federação Cabo-verdiana de Ciclismo, deve ser levada a outros concelhos do país.
Reconheceu que a BTT é uma prova exigente, razão por que houve um primeiro reconhecimento do terreno para ver se havia condições físicas para a sua realização.
Nesta prova de 14 quilómetros (ida e volta), participaram ciclistas da Praia, São Salvador do Mundo, Tarrafal e São Lourenço dos Órgãos e Praia.
O atleta Edvaldo Rodrigues de Santo Antão, que representou a Cidade da Praia, conquistou o primeiro lugar. Disse à Inforpress que foi um percurso difícil e cansativo, mas que o terreno é apropriado para a prática de BTT.
Para os outros atletas, o percurso foi duro e cheio de pedras, o que dificultou a participação de alguns deles.
«A Câmara deveria fazer a manutenção desta estrada, porque é um caminho onde os carros circulam durante o ano e há pedras por todo o lado e não é um trilho feito», informou o ciclista Luís Amílcar, da Praia.
Sem prémios monetários, esta I edição da Picos BTT deu medalhas de participação a todos os ciclistas. Os vencedores tiveram como prémio pano de terra e de bónus, telemóveis, pendrive viva + e bilhetes para espetáculos.
Comentários