A seleção portuguesa de ciclismo garantiu esta quarta-feira o apuramento para o Campeonato do Mundo de Sub-23, devido ao 13.º lugar de Daniel Freitas na clássica francesa La Côte Picarde, prova da Taça das Nações, ganha pelo australiano Caleb Ewan.

A corrida de esta quarta-feira, disputada ao longo de 172,2 quilómetros, entre Quend Plage e Mers les Bains, decidiu-se dentro do circuito final, marcado pelas subidas, com um ataque a menos de 20 quilómetros da meta.

Cinco corredores adiantaram-se ao pelotão e discutiram entre si o triunfo, com Caleb Ewan, vice-campeão mundial de juniores no ano passado, a ser o mais rápido, deixando o belga Sean de Bie na segunda posição e o britânico Simon Yates no lugar mais baixo do pódio.

Daniel Freitas foi o oitavo classificado do pelotão e 13.º da prova, assegurando o apuramento de Portugal para a prova de fundo do Campeonato do Mundo, que vai realizar-se em Florença, Itália, em setembro.

Todos os países que consigam pontuar na Taça das Nações garantem a participação no Mundial, sendo que nas corridas de um dia pontuam os 15 primeiros.

«Ainda trabalhámos no pelotão para tentar anular a escapada, de modo a proporcionarmos uma chegada em grupo ao Daniel Freitas. Não foi possível, mas conseguimos um lugar dentro dos quinze primeiros, o que garante o apuramento para o Mundial, algo que, no ano passado, não alcançámos», disse o selecionador José Poeira, citado na página da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A seleção portuguesa segue agora para a Bélgica, onde vai disputar, no próximo sábado, a clássica Liège–Bastogne–Liège na categoria sub-23.