O ciclista espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) tem este domingo o primeiro grande teste à sua liderança, na quarta etapa da 77.ª Volta a Portugal, que termina na mítica Senhora da Graça, depois de 159,4 quilómetros.

Depois de ter amealhado mais seis segundos no sábado, ao ser segundo no ‘sprint’ em Fafe, Gustavo Veloso parte para a segunda etapa de montanha, que termina no alto da Senhora da Graça, um topo de primeira categoria, com nove segundos de vantagem para Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) e 12 para José Gonçalves (Caja Rural).

A etapa, que parte às 12:45 horas, sai de Alvarenga rumo à meta volante de Castro Daire (33,1 quilómetros), situada antes da subida a Bigorne, a primeira contagem de montanha de terceira categoria do dia (47,7), que antecede a ascensão ao Alto da Cumieira, cotada com a mesma dificuldade (94,1).

O pelotão entra em Vila Real, onde passa por nova meta volante, ao quilómetro 102,5, mesmo antes de começar a escalar o Alvão, uma dura subida de primeira categoria (114,6).

Já em Mondim de Basto, o grupo, que deverá ser mais restrito, cruza a terceira meta volante da jornada, antes de empreender os quase oito quilómetros de subida, que coroará o vencedor da quarta etapa, por volta das 17:36 horas.