O belga Gianni Meersman, da Omega Pharma, ganhou esta segunda-feira, a primeira etapa da Volta à Catalunha em bicicleta, em que um primeiro grupo, de 13 ciclistas, ganhou quase meio minuto ao pelotão.

O grupo, que incluía a quase totalidade dos candidatos ao triunfo final, foi formado na descida após a última subida do dia, Alt de Collascreu, a 18 quilómetros da meta em Calella, com a Sky (através de David Lopez e Dario Cataldo) a controlar a escalada e a defender bem a posição do britânico Bradley Wiggins, vencedor do último Tour.

Atrás de Meersman entraram o italiano Valerio Agnoli (Astana) e o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), mas no grupo também estavam, entre outros, Wiggins, o espanhol Joaquin Rodriguez (Katusha) e o italiano Michelle Scarponi (Lampre).

A bonificação de meta permite a Meersman liderar com quatro segundos de avanço sobre Agnoli, seis sobre Valverde e 10 sobre os restantes ciclistas do primeiro grupo.

Os quatro portugueses entraram com o pelotão, a 28 segundos do primeiro grupo: Manuel Cardoso (Caja Rural) em 21.º, Tiago Machado (Radioshack) em 48.º, Nélson Oliveira (Radioshack) em 73.º e Ricardo Mestre (Euskatel) em 88.º.

Na geral, estão a 38 segundos do líder e repetem a posição, exceto Manuel Cardoso, 23.º, e Tiago Machado, 49.º, que perdem posições para adversários que bonificaram em metas intermédias.

Na terça-feira, corre-se a segunda etapa entre Girona e Banyole, na distância de 160,7 quilómetros.