A equipa de ciclismo Sky anunciou hoje que vai afastar provisoriamente o colombiano Sergio Henao da competição devido aos resultados dos testes antidoping inopinados realizados no inverno.

Sergio Henao fica assim impedido de correr pela sua equipa por um período mínimo de oito semanas de modo a que se perceba se o treino em altitude provocou alterações dos valores fisiológicos do ciclista.

Em outubro, o corredor esteve a treinar em Rionegro, na Colômbia, a mais de 2.000 metros acima do nível do mar, e foi submetido a vários testes no âmbito do programa da Agência Mundial Antidopagem (AMA).

Dave Brailsford, chefe de equipa da Sky, disse que a equipa está em contacto com a União Ciclista Internacional e a sua comissão antidoping, considerando que é necessário "perceber melhor os resultados” de modo a “não tirar conclusões precipitadas"

"Assim que a avaliação seja feita iremos tomar uma decisão" adiantou Dave Brailsford.
Sergio Henao, de 26 anos, faz parte da Sky desde 2012. O colombiano, que nunca correu na Volta a França, foi nono na Volta a Itália de 2012 e segundo na “clássica” belga Flèche Wallone em 2013.