O ciclista russo Kirill Sveshnikov (Lokosphinx) venceu hoje a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho, enquanto o espanhol Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) foi segundo e reforçou a liderança.

Sveshnikov cumpriu os 147,5 quilómetros da tirada, entre Atouguia da Baleia e Torres Vedras, em 3:36.10 horas, à média de 40,941 km/h, batendo ao sprint a concorrência, nomeadamente o camisola amarela.

A etapa foi dura, mas, após sete passagens na curta, mas complicada, subida da Serra da Vila, foi um pelotão compacto que se acercou pela última vez da meta para discutir a vitória na segunda etapa.

“Estou muito feliz com este triunfo. Os meus melhores resultados foram obtidos na pista, mas hoje senti-me muito bem e na última volta a equipa confiou em mim para sprintar. Coloquei-me bem e consegui vencer”, disse Sveshnikov.

Delio Fernández, que havia sido terceiro na primeira tirada, depois de ser sexto no prólogo, cimentou o primeiro posto graças à bonificação por ter sido segundo.

“Fazer a subida da Serra da Vila sete vezes dificultou muito a tarefa dos meus companheiros de equipa, a quem tenho de enviar um enorme agradecimento pelo trabalho cinco estrelas que fizeram. Coube-me controlar as movimentações na parte final e sprintar. Foi melhor do que poderia esperar”, disse o líder da prova.

Para domingo, está marcada a terceira etapa, entre S. Martinho do Porto e o Parque Eólico da Carvoeira, na distância de 164 quilómetros, com meta “instalada” numa contagem de segunda categoria para o prémio da montanha.

“A etapa de amanhã (domingo) é, mais uma vez, difícil de controlar. No entanto, acredito em mim e nos meus companheiros de equipa, embora saiba que a concorrência está muito forte, nomeadamente o Edgar Pinto e a Efapel-Glassdrive”, afirmou Delio Fernández.

Na geral, o ciclista da OFM-Quinta da Lixa, que totaliza 8:12.38 horas, tem cinco segundos de vantagem sobre Victor de La Parte (Efapel-Glassdrive), segundo, e 12 face a Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), terceiro.