O ciclista português Tiago Machado é a principal aposta da Katusha para discutir a Volta ao Algarve, que vai decorrer entre 18 e 22 de fevereiro, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

A equipa, dirigida pelo português José Azevedo, será composta por Tiago Machado, Sergey Chernetski, Yuri Trofimov, Alexander Porsev, Rudiger Selig, Alberto Losada, Anton Vorobyev e Alexander Kolobnev.

“Não vamos ao Algarve apenas para participar, queremos discutir a corrida e as etapas. Confiamos no Tiago Machado e no Sergey Chernetski para a geral, uma vez que o Yuri Trofimov fará em Portugal a primeira corrida do ano e o objetivo é preparar-se para o Giro”, explicou José Azevedo, citado pela organização.

O diretor desportivo da equipa russa mostrou-se satisfeito com o traçado escolhido pela organização, considerando que “o percurso está muito bem delineado”.

“Tem duas etapas para ‘sprinters’, um contrarrelógio de 19 quilómetros e uma chegada em alto, o que deixará a luta pela camisola amarela em aberto. Os bons contrarrelogistas que se defendem na montanha são candidatos, assim como os bons trepadores que se defendem no contrarrelógio”, avalia o único português que dirige uma equipa do WorldTour.

José Azevedo destacou ainda a importância que a Volta ao Algarve tem já no calendário internacional, “estando entre aquelas que verdadeiramente contam para o palmarés dos ciclistas”.

A Katusha é uma das 18 equipas com presença confirmada na 41.ª Volta ao Algarve. As restantes são as formações do WorldTour Astana, Ettix-QuickStep, Cannondale-Garmin, Lotto NL-Jumbo, Lotto Soudal e Sky, as continentais profissionais Bora-Argon 18, Caja Rural, RusVelo e Wanty-Groupe Gobert, e as continentais Efapel, LA -Antarte, Louletano-Ray Just Energy, Rádio Popular-Boavista, Banco BIC, W52-Quinta da Lixa e Optum p/b Kelly Benefit Strategies.