O ciclista português Tiago Machado vai estrear-se e liderar a equipa russa Katusha no Tour Down Under, primeira prova do calendário internacional em 2015, que se realiza na Austrália, de 17 a 25 de janeiro.

"O Tour Down Under será a minha primeira prova com a Katusha e estou ansioso para provar à equipa que fez bem em contratar-me", afirmou Tiago Machado, de 29 anos, citado pela organização da prova australiana.

Tiago Machado, que se transferiu da NetApp-Endura para a Katusha, assinando por dois anos, vai liderar a equipa, que também contará na Austrália, em redor de Adelaide, com o russo Maxim Belkov e o trepador italiano Giampaolo Caruso.

Os russos Vladimir Isaychev, Sergey Lagutin e Aleksei Tsatevich e o alemão Rudi Selig completam a formação da Katusha.

"Está sempre muito calor à volta de Adelaide. Muitos ciclistas europeus sofrem com isso, mas eu não, eu gosto do calor", disse Tiago Machado.

O diretor da equipa russa Gennady Mikhaylov confirmou Tiago Machado como líder da equipa e espera que o português tenha uma boa estreia ao serviço da Katusha.

"Tiago gosta do Tour Down Under. Participou duas vezes na prova e em ambas teve sucesso. Está motivado para fazer ainda melhor em 2015", disse Mikhaylov, lembrando o terceiro posto do português em 2012 e o nono em 2013.

Vencedor da Volta a França em 2011, o australiano Cadel Evans poderá ser um dos participantes do Tour Down Under, primeira prova do calendário da União Ciclista Internacional (UCI) em 2015.