O ciclista português Tiago Machado (Katusha) subiu hoje ao sexto lugar da geral do Circuito Sarthe, ao ser quarto na terceira etapa da prova francesa, que agora é liderada pelo italiano Adriano Malori (Movistar).

Depois de chegar no pelotão na segunda etapa, disputada na manhã de hoje, Tiago Machado voltou a montar a bicicleta para cumprir o contrarrelógio de 6,8 quilómetros em Angers na quarta posição, em 08.14 minutos, um resultado que lhe valeu a sexta posição da geral, a 16 segundos de Malori.

O italiano deu a 800.ª vitória à Movistar (apesar do patrocinador ter mudado ao longo dos anos, a estrutura da equipa existe há mais de duas décadas) desde 1980, coroando o triunfo na terceira etapa com a ascensão ao primeiro lugar da geral, depois de fazer parar o cronómetro nos 07.58 minutos.

No segundo lugar da terceira etapa ficou o britânico Alex Dowsett (Movistar), que é o vice-líder da geral a nove segundos do seu companheiro de equipa, e no terceiro o lituano Ramunas Navardauskas (Cannondale-Garmin).

O setor da manhã deu uma liderança efémera a Anthony Roux (FDJ), que bateu os seus companheiros de fuga Quentin Jauregui (Ag2r-La Mondiale) e Thomas Voeckler (Europcar) ao ‘sprint’, e que, após o ‘crono’, é terceiro da geral.

Os três completaram os 83,9 quilómetros desde Varades a Angers em 2:04.57 horas, cinco segundos à frente do pelotão, no qual seguia Machado, o único português presente no Circuito Sarthe, que foi 35.º.