O banco dinamarquês Saxo Bank anunciou hoje oficialmente que vai deixar de patrocinar Tinkoff-Saxo, deixando o milionário russo Oleg Tinkov como único ‘sponsor’ da equipa de Alberto Contador e do campeão mundial Peter Sagan.

A Saxo começou a patrocinar a equipa em 2008 devido à boa relação pessoal de um dos seus cofundadores, Lars Seier Christensen, com Bjarne Riis, então dono e diretor desportivo da formação.

Quando Riis vendeu a estrutura desportiva ao excêntrico e polémico Oleg Tinkov, em dezembro de 2013, o banco continuou como segundo patrocinador.

A saída do diretor desportivo dinamarquês da equipa em março, dias depois de ser destituído do cargo por maus resultados, alimentou durante meses notícias sobre a retirada da Saxo Bank.

“Foi um grande privilégio colaborar com a equipa nas últimas oito temporadas e estamos incrivelmente orgulhosos dos muitos êxitos alcançados nesse tempo”, destacaram em comunicado, publicado no Facebook, Christensen e Kim Fournais, cofundadores e diretores executivos da empresa.

O espanhol Alberto Contador, vencedor de sete ‘grandes’ Voltas, e o eslovaco Peter Sagan, atual campeão do mundo, são as duas principais figuras da equipa, na qual alinham os portugueses Sérgio Paulinho e Bruno Pires.