O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) vai partir hoje de amarela para a 21.ª e última etapa da 108.ª Volta a França, precisando apenas de chegar a Paris para revalidar o triunfo na prova francesa.

A ligação de 108,4 quilómetros entre Chatou e Paris é um ‘passeio’ de consagração para os vencedores, nomeadamente para o esloveno, que aos 22 anos, se prepara para tornar-se o mais jovem bicampeão da história do Tour.

Pogacar parte para a derradeira tirada com 5.20 minutos de vantagem sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que aos 24 anos e, na sua estreia na prova, é segundo, e 7.03 minutos sobre o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), o vencedor do Giro2019, que fecha o pódio desta edição.

Com a classificação geral, a da juventude e a da montanha entregues ao líder da UAE Emirates, resta saber quem será o vencedor da regularidade, com o britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) a ter uma vantagem de 35 pontos sobre o segundo classificado, o australiano Michael Matthews (BikeExchange).

O camisola verde tentará não só conquistar a sua segunda vitória na classificações por pontos, depois da conseguida em 2011, mas também ganhar pela 35.ª vez na ‘Grande Boucle’ e isolar-se como ciclista mais vitorioso da história do Tour, um recorde que detém atualmente ‘ex aequo’ com Eddy Merckx.

A 21.ª etapa significará também a estreia de Ruben Guerreiro nos Campos Elísios, com o ciclista da EF Education-Nippo a estar a 108,4 quilómetros de converter-se no sexto português a concluir a corrida no ‘top 20’.

Guerreiro é 18.º, a 54.10 minutos de Pogacar, cujo companheiro de equipa Rui Costa está na 78.ª posição, a 2:58.29 horas, depois de trabalhar na defesa da amarela que o esloveno vestiu na oitava etapa.

A 108.ª Volta a França arrancou em 26 de junho, em Brest, e termina hoje com a chegada dos 142 ciclistas ainda em prova aos Campos Elísios.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.