A equipa espanhola Caja Rural confirmou hoje a lista de nove ciclistas que estarão na Volta a Espanha, na qual se encontram os portugueses André Cardoso, Hernani Broco e Manuel Cardoso.

O trepador André Cardoso, segundo classificado da Volta a Portugal 2011, Hernani Broco, quinto na mesma edição, e o "sprinter" Manuel Cardoso, com grande experiência internacional, foram escolhidos. assim como David de la Fuente, Aitor Galdós, Javier Aramendía, Danail Petrov, Antonio Piedra e Marcos García.

Os portugueses estarão na Vuelta, que parte dia 18 de Pamplona, Espanha, para tentar ganhar etapas, mas há outros que estão para atacar a geral individual, como é o caso de Chris Froome, segundo classificado no Tour2012 e “vice” na Vuelta2011.

«Fez sempre parte do meu plano correr a Vuelta», disse o ciclista de 27 anos, que vai desafiar o espanhol Alberto Contador na sua pretensão de conquistar o triunfo na corrida espanhola.A ajudar o britânico nascido no Quénia estão os compatriotas Ian Stannard e Ben Swift, numa Sky onde estarão o medalha de prata da prova de estrada dos Jogos Olímpicos Londres2012, Rigoberto Uran, e Juan Antonio Flecha, Sergio Henao, Danny Pate, Richie Porte, vencedor da Volta ao Algarve 2012, e Xabier Zandio.

«Enfrentarei a prova como o chefe-de-fila, mas isso não significa que não tenhamos outros ciclistas capazes de lutar pela geral», disse o ciclista, garantindo que fará o seu melhor pela equipa, mesmo que isso signifique trabalhar para outro companheiro.

Froome esteve envolvido numa polémica no Tour com o colega e compatriota Bradley Wiggins, o campeão da prova francesa, por ter sido forçado a abrandar o ritmo de modo a que o campeão olímpico de contrarrelógio pudesse sagrar-se vencedor.