O ciclista português Amaro Antunes (W52-FC Porto) venceu hoje, no alto do Montejunto, a etapa rainha do Troféu Joaquim Agostinho, com o sub-23 José Neves a assumir a liderança da geral.

O trepador portista Amaro Antunes atacou de longe e cortou a meta isolado, cumprindo os 155 quilómetros entre Sobral de Monte Agraço e o alto de Montejunto, em 03:51.52 horas, à frente de Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), que foi segundo a 23 segundos.

“A equipa tinha como objetivo ganhar esta etapa. Ataquei logo no início da subida, lançado por um colega. Era esse o plano, servindo de teste para a Volta a Portugal e para avaliar a condição neste momento. Aguentei toda a subida e ganhei. Não deu para chegar à camisola amarela, porque a corrida começou mal, com uma queda no prólogo, mas vamos lutar pela vitória até ao último dia”, prometeu Amaro Antunes, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O terceiro classificado lá no alto, a 32 segundos do ciclista da W52-FC Porto, foi o campeão nacional de contrarrelógio na categoria de sub-23 e recente vencedor da Volta a Portugal do Futuro, José Neves, que assim subiu à primeira posição da geral.

“Tenho uma equipa espectacular e tudo faremos para conservar a camisola amarela até ao fim da corrida. Esta semana tem sido de viragem na minha carreira”, admitiu o novo camisola amarela, que tem 11 segundos de vantagem sobre Amaro Antunes e 23 sobre o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira).

A terceira etapa do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, que se disputa no sábado, divide-se em dois setores: de manhã, os corredores vão pedalar ao longo de 78 quilómetros, desde Atouguia da Baleia até ao Vimeiro, enquanto à tarde vão completar o tradicional Circuito de Torres Vedras, ao qual serão dadas cinco voltas, totalizando 111 quilómetros.